home > noticias >

ARRAIAL / PORTO

Trevo dos Búfalos conquista três medalhas no maior concurso de queijos artesanais produzidos no Brasil

Bahia conquista 36 medalhas no VI Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau/SC, com 1065 queijos inscritos

Por: Clic101 / Informações: Roberto Cangussú
Publicado em 11/07/2023 16:14
Atualização:11/07/2023 20:30

Publicidade


Realizado nos dias 7 a 9 de julho no Parque Vila Germânica em Blumenau, Santa Catarina, promovido pela Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros, o VI Prêmio Queijo Brasil teve 1065 queijos inscritos, provenientes de 18 estados e 199 cidades, com 975 avaliações criteriosas realizadas por 60 jurados.

MAIS UM DESTAQUE PARA O TREVO DOS BÚFALOS

 

Entre as 36 medalhas conquistadas por produtores da Bahia, nas categorias ouro, prata e bronze, 3 foram conquistadas pelo Trevo dos Búfalos, em Arraial d’Ajuda / Porto Seguro, com produção de queijos de búfala: Queijo Frescal de búfala, Queijo Nozinho de búfala e Burrata de búfala.

 

As outras medalhas baianas foram para queijos de vaca e de cabra.

O Prêmio Queijo Brasil é reconhecido como o maior e mais importante evento especializado em queijos artesanais produzidos no país. A competição celebra a dedicação, o talento e o trabalho árduo dos produtores de queijos, valorizando e promovendo a riqueza dos sabores brasileiros.

Esta 6ª edição do concurso foi dividida em quatro etapas: prêmio, feira, palestras e desafio O Queijista, com premiação onde os jurados seguiram uma metodologia especialmente desenvolvida para o concurso, visando valorizar cada estilo de queijo, como aparência interna e externa, aroma, textura em boca, sabor e equivalência ao Estilo. 

A novidade deste ano foi a Seleção Queijista, entre os medalhistas de Ouro, sendo escolhidos os destaques da competição por um seleto grupo de jurados, que receberam troféu especial.

 

Durante as edições do Prêmio, já passaram pelo concurso jurados nacionais e internacionais, contando com presenças ilustres de especialistas de países como México, EUA, Chile e Itália.

 

Também costumam participar jurados do Mapa, Anvisa, Secretaria da Agricultura, jornalistas e técnicos de alimentos, representando todo o território nacional.

 

Podem participar do concurso todas as queijarias com qualquer tipo de registro sanitário: SIM, SIE, SIF, SISBI e Selo Arte.

EMOÇÃO DA FAMÍLIA CANGUSSÚ

 

“O Prêmio Queijo Brasil 2023 é motivo de muita alegria e orgulho para a Bahia e para a família Cangussú, tendo à frente o patriarca vovô Hélio Cangussú com sua receita e perseverança. A família agradece a todos que torceram e vibraram juntos, aos colaboradores, fornecedores, clientes e amigos Viva a mozzarella de búfala! Viva aos queijos baianos!”, destaca o produtor Roberto Cangussú..

 

MAIS NOTÍCIAS

https://www.clic101.com.br/noticia/Agropecuaria/19897/Queijos-artesanais-do-Trevo-dos-Bufalos-e-destaque-em-Concurso-Mundial-de-Queijos-e-Produtos-Lacteos.html









Comentários do público:

Publicidade
0