home > noticias >

Produtores de leite definem prioridades para 2014

Uma das ações mais importantes para o setor leiteiro será a expansão do programa de assistência técnica

Por: Clic101
Publicado em 25/03/2014 08:02

Publicidade

A pauta com as prioridades que serão defendidas em 2014 pela Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) foi definida na primeira reunião do ano realizada na sede da entidade, em Brasília.

Uma das ações mais importantes para o setor leiteiro, apoiada pela comissão, será a expansão do programa de assistência técnica, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Por meio desta iniciativa, técnicos e instrutores elaboram um plano de trabalho com os produtores para aprimorar as técnicas de produção e a gestão econômica da atividade.

A partir do plano, os produtores rurais recebem visitas periódicas e contínuas destes profissionais, que acompanham de perto a implementação destas ações, que visam dar mais eficiência à produção de leite e aumentar a competitividade do pecuarista.

Ainda dentro da assistência técnica, outra proposta é o desenvolvimento de um software para o acompanhamento gerencial da propriedade e de uma central de inteligência, que consolidará todos os dados referentes à propriedade, como receitas, despesas, custos, produção, produtividade, comercialização e índices zootécnicos, entre outros.

Pecuária de precisão – Outro tema abordado no encontro foi a pecuária de precisão, em uma exposição feita pelo chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, que falou sobre o fomento às pesquisas para desenvolver esta atividade. Com a pecuária de precisão, o produtor tem um controle mais preciso da produção e do rebanho, utilizando sistemas automatizados na sua atividade.

Qualidade e sanidade - As ações de melhoria da qualidade de leite também estarão na lista de prioridades da comissão. Desta forma, a comissão e o SENAR intensificarão a atuação do Programa Leite Legal nos 12 estados onde a iniciativa foi implementada. O programa, que também tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi criado em 2012 com o objetivo de promover ações de melhoria na qualidade do produto, a partir das boas práticas de ordenha.

Em relação à questão sanitária, as ações defendidas pelo setor são a reformulação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) e do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa).

Neste ponto, a principal medida é renovar o acordo de cotas de importação de leite em pó com a Argentina. Neste mês, houve uma reunião, na cidade argentina de Rosário, para tratar do assunto, mas nada foi definido. Outra rodada de negociações será realizada em abril. Na parte de tributação, o setor leiteiro quer a isenção de PIS/Cofins sobre rações e minerais.








Comentários do público:

Publicidade
0