home > noticias >

SETOR PRODUTIVO

Sindicato e produtores discutem problemas da estiagem e buscam soluções

Na pauta alternativa, presidente do Sindicato fala de outras importantes ações em andamento no Sindicato

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 28/02/2019 03:47

Publicidade


Os problemas decorrentes da longa estiagem e que têm causado preocupações e prejuízos ao setor produtivo na região da Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia foram o tema central de importante reunião realizada na noite desta quarta-feira (27) na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela.


Conduzida pelo presidente do sindicato, produtor rural Gilberto Borlini, foram inicialmente passadas para os cerca de cinquenta participantes, informações relevantes de ações em andamento e que virão em benefício de todo o setor produtivo local e regional, a exemplo do Escritório de Exportação, Engenheiro Agrônomo à disposição dos produtores participantes da Contribuição Sindical, Escola Virtual para educação no campo, informações sobre renegociação de dívidas com os bancos Brasil e Nordeste e reunião com os seus presidentes.



A seca


Após as considerações iniciais feitas por Gilberto Borlini sobre as dificuldades climáticas, comerciais, econômicas e estruturais, solicitando a participação de todos com relatos e sugestões para enfrentamento dos graves problemas enfrentados pelo setor produtivo, diversas manifestações foram feitas pelos presentes.


Luigi Guerra falou que além da perspectiva de negócios, o Escritório de Exportação vai trazer ainda mais visibilidade para Itabela e região, sugeriu seguro para o custeio, disse que a renegociação de dívidas alivia mas não resolve o problema do produtor, e lembrou que o preço atual da saca de café não fecha a conta.


Ricardo Covre disse que a questão do seguro está sendo discutido na CNA sob seus diversos aspectos, inclusive quanto a obrigatoriedade ou não.



Ednardo Oliveira, secretário de Meio Ambiente de Itabela, justificou a ausência do prefeito municipal, ressaltou a mudança da política e da economia; sobre o índice de chuvas em Itabela, disse terem sido registrados apenas 31mm durante todo o mês de janeiro e 14mm em fevereiro, que o produtor precisa fazer o dever de casa, investir em barramentos, e que pode contar com todo apoio do município.

Sobre comentários existentes de desabastecimento na cidade de Itabela e no distrito de Monte Pascoal, disse estar afastado esse risco, diante das condicionantes existentes em grandes barramentos legalizados de produtores rurais, cujas condicionantes os obrigam a fornecer água para essas localidades em caso de necessidade.


Edgar Goularte, secretário de Agricultura, fez explanação sobre ritos a serem cumpridos em caso de decretação de estado de estiagem, com embasamento técnico e participação de todos os municípios dos territórios Costa do Descobrimento e Extremo Sul, através dos seus respectivos consórcios Condesc e Construir, e ainda com o envolvimento dos órgãos de Defesa Civil.



Os presidentes dos sindicatos de Eunápolis, Eliane Meneses, e de Itamaraju, Everaldo, também marcaram presença na reunião, discutindo e apontando soluções para a crise hídrica.

O vereador Joaldo Lima, presidente da Câmara Municipal de Itabela e também integrante dos setores que envolvem a cadeia produtiva do agronegócio, enfatizou a necessidade da união de todos, acabar com as individualidades, estarem sempre dispostos a reunir e discutir os problemas, que são de todos, e que no âmbito do Poder Legislativo, a classe produtora pode contar com todo apoio.



Ao final do encontro, depois do presidente Borlini dizer que “produtor não é concorrente, é parceiro”, o baluarte Luigi Guerra deixou uma frase final para toda a classe produtora:

Como colaborar? Comparecer e trazer mais produtores”, numa alusão a campanha de fortalecimento dos sindicatos.








Comentários do público:

Publicidade
0