home > noticias >

SEGURANÇA

Parada Geral 2023 da Veracel inicia inédita lavagem química da caldeira de recuperação

A manutenção preventiva do equipamento tem o objetivo de trazer mais segurança aos colaboradores que operam o equipamento, além de gerar ganhos de performance para toda a planta industrial. Empresa prevê alcançar no segundo semestre a produção histórica acumulada de 20 milhões de toneladas de celulose

Por: Veracel
Publicado em 13/03/2023 14:27
Atualização:13/03/2023 14:33

Publicidade


Um dos principais objetivos da Veracel Celulose ao realizar sua Parada Geral é garantir a segurança de seus colaboradores e de suas estruturas fabris. Um dos destaques da edição deste ano é a lavagem química da caldeira de recuperação, que acontece pela primeira vez desde o início das operações da fábrica, em 2005. A ação começou no último sábado, dia 11. 

Esse equipamento é utilizado para a geração de vapor, por meio da queima do licor preto, subproduto do processo de fabricação de celulose e para a produção de vapor destinado à geração de energia elétrica. É também onde acontece o processo de recuperação de químicos. Por definição, conforme Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – a NR 13 – caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e a acumular vapor sob pressão superior à atmosférica. 

“Esse processo é apenas uma entre diversas atividades que estão sendo realizadas este ano nos equipamentos utilizados em todas as fases do processo de produção da celulose. A limpeza química é feita com componentes químicos especiais, realizada por equipe técnica altamente especializada, referência nesse tipo de serviço, inclusive em outros países. Além de aumentar a segurança das pessoas envolvidas na operação, as atividades gerarão ganhos de produtividade para a empresa”, enfatiza o gerente de Recuperação e Utilidades da Veracel, Saulo Godoy Pignaton.

Objetivo da lavagem é garantir a segurança preventiva dos empregados e das estruturas fabris da empresa

Mais sobre a Parada Geral 2023

A Parada Geral das atividades industriais 2023 está sendo realizada de 1º a 19 de março, sendo a mais extensa já organizada pela empresa. Durante esse período, as operações da fábrica são interrompidas para o reparo, a manutenção e o ajuste preventivo dos diversos maquinários. A PG tem como foco a segurança dos processos fabris e, como consequência, a estabilidade da fábrica, sua produtividade, além de melhorias no processo. A Veracel prevê alcançar no segundo semestre a produção acumulada de 20 milhões de toneladas de celulose, e a Parada é uma das iniciativas que contribuem para a produtividade industrial.

A Parada gera ainda um importante efeito positivo para a atividade econômica em todo o território de atuação da companhia, na região Sul da Bahia, com a criação de milhares de empregos temporários e o fortalecimento da cadeia local de serviços, principalmente nos setores de alimentação, hospedagem e transporte.

Ao todo, foram mobilizados 2.903 
trabalhadores temporários, que estão atuando na fábrica para realizar todas as atividades previstas -- são 318 trabalhadores a mais do que o número de pessoas que atuou na Parada Geral anterior, realizada em 2021.

A Veracel e as empresas parceiras envolvidas têm como foco a contratação de mão de obra local. Do total de trabalhadores atuando na PG, 557 são da região – das cidades de Eunápolis, Itapebi, Itagimirim e Belmonte. O conjunto das contratações e serviços locais representa um montante financeiro direto de mais de R$ 10 milhões.

As equipes envolvidas na PG estão hospedadas nas cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Itapebi, Itagimirim, Belmonte e Santa Cruz Cabrália, num total de aproximadamente 1,4 mil pessoas hospedadas nesses municípios.


Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.









Comentários do público:

Publicidade
0