X

Suzano Papel e Celulose promove programa Miniempresa no extremo sul da Bahia


Alunos criaram a miniempresa TwoBag, com o apoio de voluntários da empresa
Postada em 05/12/2018 15:25:17 -

A Suzano Papel e Celulose desenvolveu, ao longo dos últimos 4 meses, o Programa Miniempresa, em parceria com a Junior Achievement . No total, 32 jovens das comunidades de 31 de Março e Itabatã, localizadas no extremo sul da Bahia, participaram do projeto. A iniciativa, realizada no Colégio Estadual Integração junto aos alunos do Ensino Médio, resultou na criação da TwoBag, miniempresa que produz bolsa toalha, um produto que promete praticidade e versatilidade.

 

Durante as aulas, realizadas todas as terças-feiras entre agosto e novembro, os jovens foram estimulados a criar uma miniempresa, estabelecer os princípios organizacionais de negócio, eleger uma equipe de gestão, presidente e diretores de marketing, recursos humanos, finanças e produção e definir o produto que iriam fabricar, sempre sob a supervisão de voluntários da Suzano .A Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos, é a idealizadora do projeto.

 

Imagem: Fábrica da Suzano no município de Mucuri

Para Atos Santos Amorim, aluno morador de Itabatã eleito  Diretor de Finanças da Two Bag, o Projeto Miniempresa abre portas para o jovem que está prestes a sair do Ensino Médio e não tem ideia do que fazer após o término. “Participando desse projeto, tive mais noção de como funciona uma empresa e o processo de criação, desde o planejamento do produto a ser comercializado até aprodução e a venda, que com toda certeza irá me auxiliar muito no futuro. Está é uma oportunidade única e que com certeza eu vou levar para minha vida”, afirma.

 

Nessa edição, 28 colaboradores da Suzano contribuíram como voluntários nas atividades e auxiliaram os jovens na confecção e venda das peças. “Ser voluntário é ser transformador para ambas as partes, é fazer o bem sem esperar algo em troca. E quando percebemos a transformações de cada semente plantada, se torna muito gratificante. O Miniempresa tira o jovem da zona de conforto, abrindo horizontes para trilhar um futuro diferente. Quando vemos a mudança de postura, o brilho nos olhos, o desejo de fazer um futuro melhor depois de 15 semanas de projeto, percebemos que todo esforço foi válido”, ressalta Grazielle Batista da Silva, Auxiliar de Planejamento da Suzano e participante do Programa Voluntariar.

 

O Miniempresa é dividido em quinze jornadas. A última etapa foi concluída na quarta-feira (28) com a formatura dos alunos. Ao longo das quinze jornadas, os jovens tiveram como missão criar um fluxograma de processo de confecção da bolsa toalha, desenvolver um controle de todas as ações vendidas até o momento e avaliar o cumprimento da meta de 100 ações, além de definir os princípios organizacionais (Missão, Visão e Valores) da miniempresa. Nesta edição, os alunos conseguiram vender 46 bolsas e conquistar um lucro de 18,5 %.

 

A iniciativa integra o programa Suzano na Escola, que foi criado em 2009, em parceria com a Junior Achievement, e tem o intuito de ampliar nos jovens em fase escolar a visão do mercado de trabalho e do mundo dos negócios. Desde então, atendeu 37 escolas e, com o apoio de 828 colaboradores voluntários, beneficiou mais de 4900 alunos de quatro Estados: São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo.

 

A ação celebra também o Dia Internacional do Voluntariado, instituído pela ONU e comemorado anualmente em 5 de dezembro. O Programa Voluntariar da Suzano incentiva colaboradores, familiares e parceiros a compartilharem parte de seu tempo e talento em prol de uma causa, fomentando a possibilidade de exercerem o papel  de agentes de transformação na sociedade, buscando fortalecer o hoje e transformar o amanhã. Este ano,  cerca de 2.880 pessoas foram beneficiadas pelas ações desenvolvidas por meio do apoio de 487 voluntários na Bahia até o início de dezembro.

 

Sobre o Programa Voluntariar

Em parceria com órgãos públicos e instituições sociais, o Programa Voluntariar realiza diversos projetos que qualificam e fomentam o desenvolvimento social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Este é o caso de projetos como o Suzano na Escola e o Formare, programa que já formou mais de 242 jovens em Mucuri e contribuiu para que 70% deles entrassem no mercado de trabalho. Além disso, o Voluntariar desenvolve ações sociais diversas realizadas em todas as unidades da empresa.

 

Sobre a Suzano Papel e Celulose

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo e a maior fabricante de papéis de imprimir e escrever da América Latina. Como subsidiária da Suzano Holding, reúne mais de 90 anos de tradição com o que há de mais moderno de tecnologia para a indústria de papel e celulose. Possui sete unidades industriais no Brasil, escritórios internacionais em seis países e estrutura de distribuição global preparada para abastecer mais de 60 países. Produz, além de Celulose, Papéis de imprimir e escrever revestido e não revestido e de Embalagens, Tissue (papéis para fins sanitários) e celulose Fluff (usada na produção de fraldas e absorventes higiênicos), e está investindo na produção de Lignina e derivados, criando uma plataforma de química verde para a substituição de matéria-prima de origem fóssil, entre outras aplicações. Trabalha no desenvolvimento genético de culturas florestais e atua no setor de biotecnologia por meio de sua subsidiária FuturaGene. A empresa possui capital aberto e integra o Novo Mercado, o que reforça seu compromisso com o avanço contínuo das práticas de governança corporativa.  Para mais informações, acesse www.suzano.com.br.

 

Por: CliC101 | Suzano/Planin

 

contato@clic101.com.br
73 98108.5898 | 73 8112.0914

© 2013 - 2018 todos os direitos reservados www.clic101.com.br
CliC101 Mais Conteúdo. Desenvolvido por: Welisvelton Cabral