X
GUARATINGA

Cerimônia marca o encerramento da nona edição da Brasil Ride 2018, segunda maior ultramaratona de mountain bike do mundo


Postada em 31/10/2018 09:07:10 - Atualizada em 31/10/2018 09:23:16

Em cerimônia realizada no último sábado (27) na Vila Brasil Ride em Arraial D’ Ajuda – Porto Seguro, foram premiados os grandes nomes do MTB participantes da Ultramaratona de Mountain Bike das Américas.

 

Cerimônia de premiação e encerramento (Foto: Fabio Piva)

 

Na Vila Brasil Ride em Guaratinga, foram realizadas as etapas 3, 4 e 5 e largada de volta à Arraial D’ Ajuda, onde os atletas cumpriram mais duas etapas para finalizar a prova.

 

Entre os competidores está o atleta Gilmar Almeida da Equipe Unidas, que representa o município de Guaratinga, ao lado de seu parceiro ciclista Elias Silva (Eunápolis), que participam pelo 3º ano consecutivo desta ultramaratona. Gilmar vem demostrando um bom rendimento, conseguindo se destacar cada vez mais com os resultados obtidos na competição. Mais uma vez Gilmar disputa a ultramaratona na categoria Open, considerada a principal, onde se reúnem grandes nomes do MTB, como o atual campeão mundial Henrique Avancini (Brasil), Tiago Ferreira (Portugal), Manuel Fumic (Alemanha), dentre outros que se destacam em competições de mountain bike no Brasil e no Mundo.

 

Bikers Gilmar Almeida e Elias Sila/Guaratinga/Eunápolis (Foto: Estevão Silva)

Os bikers fazem a largada na região litorânea em Arraial D’ Ajuda, mais conhecida como Costa do Descobrimento, e seguem  em direção a Guaratinga percorrendo as montanhas que dividem os Estados da Bahia e Minas Gerais, voltando ao litoral para receberem a desejada bandeirada de finisher. São sete dias em um cenário perfeito para a maior experiência de suas vidas.

 

A estrutura disponibilizada pela organização, comparada às maiores ultramaratonas do mundo, fornece aos competidores tudo o que é necessário – água, alimentação, acampamento, suporte técnico e suporte médico, enquanto os atletas se preocupam somente com o que mais gostam de fazer, pedalar. Ao todo, os atletas percorreram aproximadamente 600km de provas.

 

O verdadeiro desafio desta prova não está só em vencer, mas no autoconhecimento, viver o esporte, superar os limites e chegar o mais próximo da natureza que se pode estar. Lado a lado, os amantes do esporte e as estrelas do MTB nacional e mundial realizarão esta jornada pelo coração do Brasil. Na trilha, na mesa do jantar, no acampamento, a confraternização e troca de experiências entre os atletas foi um dos pilares do evento.

 

A nona edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de mountain bike das Américas é uma das provas mais difíceis do gênero no mundo, terminou neste fim de semana, quando reuniu mais de 2.000 ciclistas em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro. Competiram no último dia do evento cerca de 540 atletas de 22 países na ultramaratona e outros 1.500 participantes de quatro países e 20 estados, além do Distrito Federal, na Maratona dos Descobrimentos. Para a organização do evento, após dias intensos no extremo Sul da Bahia, o sentimento foi, mais uma vez, de missão cumprida.

 


"Pelo nono ano consecutivo realizamos a ultramaratona Brasil Ride, com a certeza de que fizemos o nosso trabalho da melhor forma possível. Por isso, agradecemos a todos que mais uma vez confiaram na nossa organização, seja competindo na ultramaratona ou na Maratona dos Descobrimentos. As inscrições com descontos da Brasil Ride 2019 já se esgotaram, as quais chamamos de Early Bird, e estamos próximos de atingir a metade das 500 vagas abertas. Tudo indica que teremos uma edição histórica, a de 10 anos do nosso principal evento, e que terá muitas novidades, principalmente em termos de percurso das etapas", revelou Mario Roma, o fundador da Brasil Ride.

 

Vila Brasil Ride Arraial d´Ajuda/Porto Seguro (Foto: Fabio Piva)

 

Na disputa da elite masculina, os vencedores Henrique Avancini (BRA) e Manuel Fumic (GER) foram os campeões, com o tempo de 21h07min54seg. Já na elite feminina, as vencedoras foram Sandra Santanyes (ESP) / Anna Ramirez (ESP), em 28h19min53seg, as campeãs das Américas.

 

A Brasil Ride é a maior prova de Mountain Bike por etapas que oferece o melhor serviço e infraestrutura do continente americano. Desde o início da prova, os atletas só precisam se concentrar na prova, todo o resto é cuidado pela organização.

 

É servido um buffet completo de café da manhã nos dias de acampamento em Guaratinga. A organização disponibiliza pontos de hidratação, pontos de água e dispersão onde são oferecidos água, bebida isotônica, frutas e carboidratos disponíveis gratuitamente durante todo o percurso. Oferece aos participantes uma equipe médica especializada em resgate em áreas remotas, ambulâncias UTI, motos com paramédicos no percurso, além de posto médico nas arenas Brasil Ride completamente equipados para atender eventuais emergências..

 

Após a chegada de cada etapa estará disponível os serviços de bike wash e de apoio mecânico neutro Shimano.

 

As malas dos atletas são transportadas pela organização nos dias de deslocamento entre as Vilas Brasil Ride.

 

Vila Brasil Ride Guaratinga (Foto: Mario Roma)

 

Barracas individuais em Guaratinga, com colchão e lençol, são fornecidos pela organização, onde os ciclistas exaustos podem descansar e aproveitar uma confortável noite de sono. Banheiros fechados com duchas oferecem aos atletas um banho relaxante depois de um dia cansativo no selim.

 

No Lounge (chill zone) Brasil Ride, os atletas podem encontrar conforto e desfrutar de bebidas, alimentação, TVs de tela plana, massagem e conexão de internet. É o lugar perfeito para relaxar, apreciar uma cerveja gelada, trocar histórias e socializar com os torcedores e companheiros de prova, depois de um duro dia de corrida.

 

No final de cada dia, a apresentação do jantar fornece aos pilotos buffet internacional, com entretenimento, como a edição das melhores fotos e imagens da etapa e a premiação dos campeões do dia.


A nona edição da Brasil Ride teve Specialized, Shimano, Caixa Econômica Federal e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocinaram a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.

 

Por: CliC101 | Ascom PMG

 

contato@clic101.com.br
73 98108.5898 | 73 8112.0914

© 2013 - 2019 todos os direitos reservados www.clic101.com.br
CliC101 Mais Conteúdo. Desenvolvido por: Welisvelton Cabral