X
COOPERATIVISMO

Sicoob Itabela promove workshop sobre cooperativismo de crédito, sustentabilidade e resultados do seu negócio


Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso e trabalhar juntos é sucesso
Postada em 26/10/2018 09:37:31 - Atualizada em 26/10/2018 10:20:25

 

Com o tema central Cooperativismo de Crédito e como ele pode te atuxiliar na sustentabilidade e nos resultados do seu negócio, o Sicoob Costa do Descobrimento promoveu na noite desta quinta-feira (25) um Workshop que contou com cerca de quarenta associados no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, presentes o Diretor Operacional Gerson Carlos Ferreira Souto “Boré”, a Gerente Adriana Barbosa e sua equipe do Sicoob Itabela.

 

Palestrante / Leoney Miranda

Conduzido pelo especialista Leoney Miranda, e diante da necessidade de trazer informação para o cooperado, no evento foram tratados temas relevantes como o que é cooperar, processo onde os objetivos são comuns, as ações compartilhadas e os resultados são benéficos para todos; cooperação na prática; cultura da cooperação, com os paradigmas do “eu” e do “nós”, mostrando que nós podemos fazer isso, nós podemos cooperar, nós vamos unir nossos talentos e habilidades para juntos criarmos algo maior, nós somos responsáveis.

 

Foi demonstrado que a prática da cooperação exige sair da zona de conforto, mudança de comportamento, quebrar paradigmas, ter atitude, que diante da mudança podemos resistir e ser atropelados (levados pela onda), simplesmente sobreviver (boiar) ou aproveitar o impulso e se projetar para frente com muito sucesso (surfar a onda).

 

Tomando como caso a revolução industrial de 1844 com os 28 tecelões da Sociedade dos Justos Pioneiros Igualitários de Rochdale, em Manchester, na Inglaterra, o doutor Leoney Miranda mostrou como se reuniram para discutir os graves problemas que enfrentavam e encontrar soluções para resolvê-los, dentre outros exemplos práticos vivenciados em cooperativas Brasil a fora.

 

 

Foram relatados os sete princípios do cooperativismo: adesão voluntária e livre, gestão democrática (um cooperado, um voto), participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação, e interesse pela comunidade.

 

 

Integridade e competência foram apresentados como binômio essencial, além dos valores do cooperativismo: honestidade, igualdade, responsabilidade social, equidade, solidariedade, transparência, ajuda mútua e democracia, sendo também feito um breve alinhamento da diferença entre Banco e Cooperativa Financeira, e apresentados alguns números do cooperativismo de crédito no Brasil, onde existem mais de 400 municípios atendidos somente por cooperativas de créditos, as quais atuam como únicas instituições financeiras locais em aproximadamente 45% das cidades, passando o Sicoob a ser a partir de dezembro de 2017 a quinta maior rede de atendimento no Brasil.

 

 

Finalizando o Workshop, o palestrante Leoney Miranda deixou três mensagens para reflexão sobre sociedades cooperativas:

 

Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso e trabalhar juntos é sucesso”;

 

A Cooperativa deve pensar como empresa, sem deixar de ser Cooperativa; igualmente deve pensar como Cooperativa, sem deixar de ser uma empresa competitiva, eficiente, eficaz e transparente”;

 

Pode acontecer que uma cooperativa vire uma grande empresa; mas não é este o desafio mais importante. O desafio mais importante é crescer continuando a ser uma cooperativa verdadeira, de fato, tornando-se cooperativa ainda mais. É um verdadeiro desafio! Isto significa estimular a participação ativa dos sócios. Fazer juntos e fazer pelos outros

(Papa Francisco).

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leoney Miranda é consultor e palestrante nas áreas motivacional, cooperativismo, associativismo, liderança, gestão de pessoas e empreendedorismo. É graduado em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela FUCAPE Business School, do Estado do Espírito Santo. Atualmente é Diretor Presidente da LM – Consultorias e Treinamentos. Instrutor e consultor credenciado ao SESCOOP dos Estados de SP, AL, BA, DF, MT, TO e GO.

 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Momento de descontração e bate-papo informal aconteceu durante o Coffee-Break preparado pela equipe L & A Eventos e aluguel de espaço e acessórios para festa, da microempreendedora Cinelândia Veloso e suas filhas Larissa e Alice, com apoio do esposo "Gordo."


(73)3270-2732


(73)98109-6993


Avenida Antônio Carlos Magalhães, 533 - Itabela

 

Por: CliC101 | Idalício Viana

 

contato@clic101.com.br
73 98108.5898 | 73 8112.0914

© 2013 - 2018 todos os direitos reservados www.clic101.com.br
CliC101 Mais Conteúdo. Desenvolvido por: Welisvelton Cabral