X
CULTURA

Imortais da Academia Teixeirense de Letras são empossados na Academia Capixaba de Letras e Artes


Escritor e jornalista Athylla Borborema; jornalista e poeta Almir Zarfeg; advogado e escritor Elias Botelho; engenheiro e escritor Carlos Mensitieri; novos membros da Academia Capixaba
Postada em 01/05/2018 11:28:35 -

Em cerimônia realizada no Auditório da Assembleia Legislativa em Vitória, Espírito Santo, os artistas das letras Almir Zarfeg, Athylla Borborema, Carlos Mensitieri e Elias Botelho, imortais da Academia Teixeirense de Letras (ATL), foram empossados na última quinta-feira (26/4) na Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT), que surge para dar continuidade às ações desenvolvidas nos últimos 38 anos pelo Clube dos Trovadores Capixabas e, ao mesmo tempo, intensificar o intercâmbio literário e cultural com instituições afins de outros estados, como a Academia Teixeirense de Letras (ATL), à qual estão ligados os artistas baianos recém-empossados.

 

O evento foi prestigiado por inúmeras autoridades capixabas, entre elas: deputados, secretários de estado, prefeitos, artistas da literatura e imortais da Academia Capixaba de Letras e Artes, da Academia Espírito-santense de Letras, Academia Feminina de Letras do Espírito Santo, Academia Iunaense de Letras, Academia de Letras das Ciências Jurídicas do Espírito Santo, Clube dos Trovadores do Espírito Santo e da própria ATL – Academia Teixeirense de Letras.

 

Na ocasião, foram também empossados os acadêmicos correspondentes fundadores e os acadêmicos fundadores titulares com respectivos patronos e patronesses. Algumas personalidades capixabas foram homenageadas com o título de Associados Beneméritos Honorários.

 

 

Os quatro em possados na Academia Capixaba de Letras e Artes

O escritor e jornalista Athylla Borborema, titular da Cadeira nº 02 e vice-presidente da ATL, tomou posse na Cadeira nº 14 da ACLAPT, tendo como patrono o saudoso escritor paulista e radicado no Espírito Santo, Ciro Vieira da Cunha.

O jornalista e poeta Almir Zarfeg, titular da Cadeira nº 01 e presidente da ATL, tomou posse na Cadeira nº 19, tendo como patrono o saudoso Manezim do Gavião, seu conterrâneo de Itanhém.

O advogado e escritor Elias Botelho, titular da Cadeira nº 33 da ATL, tomou posse na Cadeira nº 20, tendo como patrono o escritor baiano Jorge Amado.

O engenheiro e escritor Carlos Mensitieri, titular da Cadeira nº 10 da ATL, tomou posse na Cadeira nº 21, tendo como patrono o violeiro mineiro Dércio Marques.

 

Para o escritor Clério José Borges, presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT), o ingresso dos escritores baianos é uma experiência enriquecedora, tanto no ponto de vista amistoso ou literário. Para ele, são membros valiosos e reconhecidos por suas obras, que agora o território capixaba lhes recebe de braços abertos, e é sempre bom compartilhar algo com o outro porque, no fim, todos saem mais enriquecidos e a vitória será sempre da arte, da cultura e da educação.

 

Por: CliC101 | Teixeira News

 

contato@clic101.com.br
73 98108.5898 | 73 8112.0914

© 2013 - 2019 todos os direitos reservados www.clic101.com.br
CliC101 Mais Conteúdo. Desenvolvido por: Welisvelton Cabral