home > noticias >

PREVENÇÃO

Campanha de vacinação de cães e gatos foi realizada em Monte Pascoal

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada principalmente pela mordida dos animais doentes

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 23/05/2016 07:58

Publicidade

Realizada no último sábado (21) no distrito de Monte Pascoal a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos, com a equipe da Vigilância Sanitária integrada por Aguilera Schmidt Quadros – diretor, os fiscais sanitários Bruno Vieira, Jurandir Cordeiro e Daniel Fernandes, contando com a parceria de agentes de saúde locais.

Segundo o diretor Aguilera, foram vacinados 505 amimais, entre gatos e cachorros, e ressaltou a importância da vacinação. “Embora nos dias de hoje a raiva seja uma doença considerada um tanto incomum, ela ainda é tida como uma grande preocupação por parte dos donos de pets. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos – sendo que a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção”, afirma.

No Brasil, a maioria dos estados e municípios promove campanhas anuais de combate à doença, incentivando que os donos de pets levem seus bichinhos de estimação para que a vacina antirrábica possa ser administrada. No entanto, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados por todo o País, a transmissão da doença não é algo descartado.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada principalmente pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer incubado por até 2 meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer, sendo que nos gatos a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Muitos dos sintomas notados em cães também se manifestam nos gatos com raiva, sendo que os principais sinais da doença nos felinos começam com a alteração de comportamento. Falta de apetite, hidrofobia, febre, agitação extrema, salivação excessiva, muita agressividade e paralisia são comuns nos bichanos doentes, que morrem cerca de dez dias após sua contaminação.

A vacina antirrábica é a única forma de prevenção segura da doença, e deve ser administrada nos cães e gatos ainda filhotes – com pelo menos 3 meses de vida. Incurável nos animais, a doença, quando transmitida para seres humanos, também pode ser extremamente agressiva e fatal.

Uma pessoa mordida por um animal contaminado deve, portanto, procurar um local especializado em doenças infecciosas imediatamente, para que possa ser vacinado e curado, já que a doença em humanos, quando prontamente tratada, pode ser curada.









Comentários do público:

Publicidade
0