home > noticias >

CÂMARA DE ITABELA

Câmara de Itabela realiza sessão itinerante em São João do Monte


Por: Clic101
Publicado em 25/10/2014 08:39

Publicidade

A sessão da Câmara Municipal de Itabela, nesta quinta-feira (23) foi realizada no Povoado de São João do Monte, tendo como objetivo levar o poder legislativo até as comunidades, como fez anteriormente realizando reunião também no Distrito de Monte Pascoal.

Alguns vereadores ocuparam a tribuna para manifestar suas opiniões, prestar esclarecimentos ao público presente e até mesmo criticar ações e omissões do poder executivo. Também esteve presente o secretário municipal de saúde, Lúcio França.

Vereador Salvador Assis

O representante do Povoado de São João do Monte (Montinho) falou da dificuldade de ocupar o lugar onde está hoje e ser cobrado por coisas que não estão ao seu alcance. Explicou que as indicações e cobranças são realizadas, ou seja, a parte dos vereadores está sendo feita, mas os pedidos não têm sido atendidos. Disse ainda o parlamentar que foi realizada uma reunião com a polícia, quando o Major teria dito que mandaria policiais para o Povoado de São João do Monte, e nada aconteceu.

“Infelizmente, os parlamentares precisam esperar, pois não têm autonomia para resolver tais problemas”. O vereador falou sobre diversas problemas do povoado, inclusive sobre a bomba de água que apresentou problemas, e foram realizados “armengues” provisórios de no máximo 15 dias, e este provisório está  até hoje, afirmando que o valor pago para que fosse realizado este conserto foi tirado do seu próprio recurso, e algumas pessoas, sem ter conhecimento, falam coisas terríveis a respeito dos vereadores. Outro problema destacado pelo vereador foi com relação a precariedade da iluminação pública, cuja solicitação já foi feita diversas vezes, mas a resposta obtida é que não existem recursos para que seja realizado o procedimento.

Na área da saúde, disse que no povoado estão ocorrendo diversos problemas, como falta de medicação, se referiu ao grande número de atestados que são apresentados pelos funcionários municipais, falou sobre seu projeto de realizar uma mudança na lei para que essa questão seja regularizada, que já teria sido informado de que um atestado em Itabela custa R$20,00 reais, e que, diante disso, existe necessidade de haver uma investigação.

Finalizando, o vereador Assis falou sobre o projeto de iluminação para diversas ruas do povoado, onde está contando com o apoio do vereador Alencar, e que infelizmente não pode obrigar o gestor a executar os projetos solicitados por ele e por todos os parlamentares.

 

Vereador Renaldo Porto

Reinaldo Porto iniciou seu pronunciamento focando questões ligadas à segurança pública, afirmando que a única proteção que todos tinham naquele momento era a proteção Divina, pois não existe segurança para a população de São João do Monte”, que é triste ver as mães e os comerciantes sem saber o que fazer.

Destacou que o essencial é a segurança da população e que, além disso, outras coisas em diversos setores precisam melhorar, enfatizando que se sentia triste pela presença da viatura, que só compareceu para proteger os vereadores. Falou sobre o posto policial em Itabela, que nunca funcionou, que a iluminação está deixando a desejar, onde 4 eletricistas estão à disposição da prefeitura e podem ajudar na reposição de lâmpadas.

Renaldo salientou: “A prefeitura está pagando aluguel para Ronaldo Carletto. Quando foram denunciados os valores da CAPREMI, 11% foi desviado e houve a compra do prédio. Entretanto, não está no nome do deputado, mas no nome de laranjas”.

O vereador falou sobre a saúde, que não está das melhores, mas está começando a andar nos trilhos, o colégio recém-reformado de Monte Pascoal que está só as goteiras, e finalizou agradecendo a comunidade que compareceu ao evento.

 

Vereador Célio Marinho

Falou sobre a melhora da saúde em Itabela. Salientou que tem buscado realizar diversas solicitações, como o sinal telefônico de Monte Pascoal. Disse ainda, que este é o momento de cada vereador buscar o apoio de seu deputado para que sejam realizadas diversas melhorias para o povoado de São João do Monte. Falou também sobre a segurança pública, onde “precisa acontecer um trabalho em parceria, policia, vereadores, igreja e família, pois o pai precisa educar seus filhos da maneira correta para que mais tarde ele não se torne um bandido”.

 

Vereador Ricardo de Jesus

Seguindo a linha dos pronunciamentos dos seus colegas, o vereador Ricardo também falou sobre a segurança pública, “que é obrigação do Estado, mas é preciso que aja um interesse da parte do gestor”. O parlamentar salientou que Itabela está passando por momentos difíceis, em meio a assassinatos, roubos e tantas outras coisas. O povo de Montinho é um povo que precisa de apoio, um espaço de lazer e tantas outras necessidades. E finalizou dizendo que infelizmente não tem a caneta para executar as solicitações.

 

Vereador Alencar Arrabal

Falou sobre necessidades do povo de Montinho. Disse que há diversas responsabilidades que precisam ser resolvidas, que existem diversos erros na atuação do gestor, mas também existem acertos. Disse ainda que está em negociação com o gestor a revitalização do rio, a construção de escola em Montinho e a construção de casas para os artesãos.

Ressaltou que os melhores professores e diretores que vêm atuando são do povoado de Montinho, que a limpeza urbana é de se orgulhar.

Finalizando, disse o vereador que em janeiro haverão diversas mudanças, os secretários que não estão atuando deverão deixar o cargo.

 

Secretário de Saúde, Lúcio França

O Secretário Municipal de Saúde, Lúcio França, se disse orgulhoso de participar da sessão itinerante. Ressaltou que desafia qualquer município do porte de Itabela, que tenha as especialidades que a cidade oferece. Sobre a falta de medicamentos, o secretário falou que já está buscando resolver estas situações, e que está buscando fazer o melhor.

O secretário falou sobre a obra do Posto de Saúde que foi realizada no começo do ano. Disse ainda que antes de terminar o mandato irá concluir a academia de saúde de Itabela, para mostrar como se trabalha, e destacou que o Hospital Regional de Eunápolis está prestes a fechar as portas por falta de recursos.

Se referindo à imprensa, o secretário disse que às vezes esta procura alguns casos isolados e realiza diversas críticas.

Entretanto, a amnésia voluntária do secretário não deve ter permitido que ele pudesse dizer das contribuições que esta mesma imprensa espontaneamente presta à comunidade, inclusive na sua área de atuação, quer seja divulgando ações de interesse público como campanhas de vacinação, ações sociais, eventos realizados pelos servidores, e até mesmo quando a imprensa soberanamente trata de questões que o nobre secretário talvez não goste que cheguem ao conhecimento do público, e que possam mostrar as fragilidades e as deficiências do sistema municipal de saúde.

 

Encerramento

A sessão foi finalizada com a leitura de matérias da Ordem do Dia, aprovação de indicações, e agradecimentos do presidente Gedalvo Matos à população que prestigiou o evento.




Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0