home > noticias >

LÁGRIMAS DE FELICIDADE

Homenagens prestadas pela Câmara de Guaratinga em clima de muita emoção

“Não vamos para outro país. Somos filhos de Guaratinga”, disse um dos dedicados e competentes médicos cubanos homenageados.

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 15/12/2016 09:54

Publicidade

Num clima tipo “os corações mandaram”, as homenagens prestadas pela Câmara Municipal de Guaratinga, com apresentação do mestre de cerimônias John Villy e sob a presidência do vereador Isaías Rezende, provocaram muitas emoções em homenageados e até em altas autoridades, com as lágrimas chegando a aflorar nos olhos de mulheres e acabar com essa velha história de que homem não chora, porque um dos ilustres homenageados, o médico Agnaldo Lima, foi às lágrimas, até esqueceu o que ia falar e encerrou o seu pronunciamento, em meio a calorosos aplausos do público que lotou literalmente o salão da Câmara.

 

 

Oito ilustres personalidades foram homenageadas com o “Título de Reconhecimento do Mérito Profissional”, entre elas o Dr. Agnaldo Ferreira Lima, médico em atividade há 40 anos no município de Guaratinga, fundador do Hospital Joana Moura; os médicos cubanos do Programa Mais Médicos, que completa 3 anos no município: Drª Anileg Fernandez Gutierrez, Drs. Darling Ramon Torres Gutierrez, Angel Manuel Palacios Duverger e Elvis Martinez Guillen; o Pastor Edson da Hora Santos; o Sargento Euclides Pereira dos Santos; e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Jorge Barreto Brito.

 

A prefeita recém-diplomada Drª Christine Pinto esteve presente, bem como os vereadores Roberinho, Misael, Zé Messias, Jorge Adilson, Gelson, Simone e Bronísio, vereadores eleitos Jadel, Marcone e Paulo Radiola, o coordenador do Programa Mais Médicos – Dr. Gustavo, o Venerável da Loja União Fraterna - Claudionor Ferreira, representante do prefeito Kenoel Viana – Elisângela, assessora da Faeb – Eliane Meneses, diretor da Adab – Epaminondas Peixoto, dirigentes sindicais, produtores rurais, servidores públicos e comunidade guaratinguense.

 

Há que serem ressaltadas as manifestações dos profissionais cubanos, que disseram se considerarem filhos de Guaratinga, que aqui vão permanecer, e que o trabalho no próximo ano vai ser ainda melhor, mais eficaz, com o apoio efetivo da administração municipal, lembrando o carinho e cuidado que a população de todos os recantos do município tem por eles, um casal inclusive já com filho nascido na cidade, um “cubanito guaratinguense”, como brincou um dos presentes.

“Não vamos para outro país. Somos filhos de Guaratinga”, disse um dos dedicados e competentes médicos cubanos homenageados.

 

O presidente Isaías Rezende, na sessão de encerramento dos trabalhos legislativos, enfatizou que se o gestor atual não cumpriu seus compromissos, não foi por culpa dos vereadores, porque tudo foi feito para contribuir com a administração, tendo alguns vereadores lembrado suas ações, experiências, alegrias e tristezas durante o mandato que ora se encerra, sobretudo aqueles que não conseguiram se reeleger, como Jorge Adilson, Gelson, Bronísio e Roberinho.

Jorge Adilson classificou como triste o resultado do diálogo com uma senhora do bairro Vianão, quando não conseguiu convencê-la com argumentos sobre as acusações de “ladrões” imputadas aos homens públicos.

Gelson agradeceu a Ademar Pinto por ter sido eleito no seu palanque, falou sobre desafios que esperam a prefeita Drª Christine Pinto, e disse que a política passa, mas as amizades continuam.

Bronísio, que deixa a Câmara e está indicado para a secretaria de Infraestrutura do município, relembrou episódios do passado, relatando a sinceridade que sempre usou, pediu à prefeita Christine que “seja justa”, e classificou como “ouro de tolo” projetos que seriam inconstitucionais encaminhados pelo prefeito Kenoel no apagar das luzes do seu mandato.

Roberinho, que também deixa a Câmara, e certamente vai cuidar ainda melhor da sua produtiva propriedade no Córrego do Ouro, agradeceu sensibilizado ao presidente do sindicato, Jorge Brito, pelas oportunidades dadas aos produtores rurais, transformando a região do Córrego do Ouro na maior bacia leiteira do município e da região, e proporcionando oportunidades a muitos jovens, alguns que até deixaram grandes centros urbanos como Belo Horizonte, para retornarem ao meio rural e verem o seus sonhos se tornarem realidade, saindo de uma produção de 20 para 500 litros de leite/dia, graças às capacitações, treinamentos, orientações técnicas e acompanhamento veterinário e zootécnico do sindicato, do Senar e a dedicação dos técnicos e colaboradores dessas entidades, finalizando ao pedir que a prefeita Christine mantenha parceria com o sindicato, para o bem do setor produtivo rural.

 

A vereadora Simone, segunda mais votada no município e que vai para o seu quarto mandato consecutivo, lembrou que as homenagens foram prestadas a pessoas especiais, que estão deixando seus nomes escritos na história de Guaratinga, se dirigindo especialmente ao Dr. Agnaldo Lima e à prefeita Christine, quase indo às lágrimas, ao lembrar fatos importantes, o sucesso das mulheres na política e na administração pública, e que vai continuar ajudando o município.

 

A senhora Elisângela, representando o prefeito Kenoel, enumerou ações da gestão e relatou sua passagem pelo honroso cargo de Coordenadora do Gabinete do Prefeito, demonstrando que lições e aprendizados importantes foram assimilados e lhe serão muito úteis nas suas atividades.

 

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Jorge Brito, lembrou ações da entidade que dirige, enaltecendo as contribuições relevantes das entidades e seus dirigentes, enfatizando que no próximo ano muitas ações estão na pauta para serem implantadas no município de Guaratinga, e ao final do evento, apresentou um vídeo institucional de algumas dessas muitas ações e projetos em desenvolvimento sob sua responsabilidade.

 

A prefeita Christine Pinto, que assume o cargo no próximo dia 1º de janeiro, em tom firme e seguro, lembrou que o gestor muda, mas a gestão continua, que a mulher pensa primeiro em cuidar, não existe progresso sem cuidar do outro, nada supera o cuidado com as pessoas, e que tudo mais vai vir. Disse que vai fazer uma gestão responsável. “Contem comigo como Drª Christine e como prefeita”, disse, ressaltando a importância do apoio da comunidade, da Câmara, enfatizando ainda que vai estar com os pés no chão, fazendo gestão, com o cinto apertado, com humildade e transparência.

Momento bonito e emocionante quando Drª Christine se dirigiu ao Dr. Agnaldo lembrando que ele a viu pequena, lhe atendeu como profissional competente que é, levando o profissional e homem sensível a abaixar a cabeça, respirar fundo e buscar forças para não ir mais uma vez às lágrimas.

 

Encerrando o evento, o presidene Isaías Rezende ressaltou que a Câmara cumpriu rigososamente o seu papel, analisando, discutindo e deliberando sobre todos os projetos encaminhados na legislatura, finalizando com uma calorosa salva de palmas a todos os ilustres homenageados.









Comentários do público:

Publicidade
0