Mais um dia de greve dos servidores da educação em Itabela. Apenas parte da categoria, que corresponde a 60% do Fundeb, recebeu seus salários, faltando ainda os servidores que correspondem aos 40%, o pessoal de apoio.
Desde o inicio da greve ficou acordado entre a categoria que os serviços só seriam normalizados com o pagamento de todos os servidores da educação. Diante da situação a categoria, em caminhada, foi até a Secretaria de Educação, onde a diretoria da APLB e uma comissão tiveram uma reunião com o secretário Paulo Carvalho.
A entrada da imprensa só foi autorizada após o fim das deliberações da reunião.
Merenda escolar, transporte e salários, foram os assuntos debatidos. Durante a reunião o secretário teria falado com o prefeito por telefone.
Com relação ao transporte escolar, o prefeito teria dito ao secretário que uma reunião será marcada com representantes da empresa e a APLB, para solicitar a substituição dos veículos que não apresentam condições de circulação. Essa reunião deve acontecer na segunda-feira (05/09). O secretário ressaltou que esse problema é por parte da empresa, já que o pagamento com a mesma estaria em dia.
Sobre a merenda escolar, o secretário informou que vai fazer uma verificação da situação para identificar os problemas.
Já no item salário, o prefeito teria feito a proposta de pagar até o 5º dia útil do mês seguinte ao trabalhado, e que os servidores poderiam escolher qual grupo receberia primeiro. A comissão e representantes da APLB foram taxativos em não aceitar a proposta feita, ressaltando que o dinheiro direcionado à categoria é disponibilizado ainda dentro do mês trabalhado.
Conforme o tesoureiro do sindicato, Ubiratan Herculano, o secretário deverá tentar marcar uma reunião com participação da comissão de servidores e diretoria da APLB com o prefeito municipal para debater questões como o repasse anual e mensal que estão pendentes. Conforme ainda o tesoureiro, o banco informou que houve um depósito, mas ainda não soube informar o valor, pois não havia tido tempo para fazer a verificação, já que as transações da entidade só são feitas pessoalmente na instituição financeira.
A decisão da categoria é permanecer em greve. Na segunda-feira (05/09) os servidores vão às escolas para prestar esclarecimento aos pais de alunos e serão colocados cartazes de greve nas unidades, mas não haverá aula até que todos tenham recebido seus salários.
MATÉRIAS RELACIONADAS: