20 ANOS

Inauguração de monumento, coletiva e café da manhã deram início às comemorações dos 20 anos da Loja Maçônica de Itabela no sábado


Postada em 29/07/2019 15:09:53 | Atualizada em 01/08/2019 09:04:27

 

A programação de comemoração dos 20 anos da Loja Maçônica Fraternidade Itabelense começou pela manhã neste sábado (27/07), com um café da manhã, coletiva de imprensa e inauguração do monumento no trevo da cidade de Itabela.

 

Coletiva

 

Durante a coletiva foram abordados assuntos como o quão a maçonaria está mais aberta à comunidade, as atividades voltadas diretamente à população carente, o significado da maçonaria e de seu mascote, o bode, e as entidades paramaçônicas.



Conforme o que foi dito pelo até então Venerável Warles Pires, a Maçonaria é uma instituição “filosófica, filantrópica, educativa e progressista”, que tem como objetivo “a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes”.

 

Uma das perguntas feitas pela imprensa foi em relação ao símbolo da maçonaria, o  bode. O ex venerável Emerson Vasconcelos contou que em dado momento da história a Maçonaria teria sido proibida de realizar suas reuniões, por questão de poder, por isso elas tiveram que acontecer de forma secreta, então em dia de reunião um dos irmãos saía com um bode pela rua, e onde ele entrasse seria o local da reunião. Vasconcelos ainda simplificou dizendo que o bode está para a maçonaria como o urubu está para o Flamengo, e o porco para o Palmeiras, são os mascotes.

 

Compuseram a mesa os ex veneráveis Paulino Mendes Filho, Emerson Vasconcelos, Evaristo Viana, Manuel Carneiro Filho, Ednardo de Moraes, Warley Pires e o venerável eleito para o biénio 2019-2021 - Luciano Pinto Rosa. 

 

Monumento

 

Após a coletiva, todos os presentes se dirigiram ao trevo da cidade onde foi inaugurado o monumento comemorativo aos 20 anos da Fraternidade Itabelense. 



Cheio de significados para a maçonaria, desde o mosaico no chão à pedra bruta, o monumento já vinha chamando atenção de quem passava pelo local. Os significados foram explicados por Warley em entrevista ao Clic101, “a pedra [bruta] remete ao ser humano que é imperfeito, mesmo trabalhado ele é cheio de imperfeições […] além do esquadro e do compasso que são ferramentas do pedreiro, nós nos consideramos pedreiros buscando uma construção de uma humanidade melhor”.

 



 

Por: CliC101 | Welisvelton Cabral

 

contato@clic101.com.br
73 98108.5898 | 73 8112.0914

© 2013 - 2019 todos os direitos reservados www.clic101.com.br
CliC101 Mais Conteúdo. Desenvolvido por: Welisvelton Cabral  

 

 

 

 

 

 

X